Comandos básicos no linux

0 24
Esses comandos podem ser utilizados em qualquer sistema operacional linux derivados de Ubuntu/Debian. São comandos básicos que são necessários geralmente no dia a dia.
Tome Nota: O conteúdo deste tutorial não é destinado a usuários intermediários e avançados, mas sim ajudar a quem está começando no mundo linux a ter noção de como funciona os comandos.

USUÁRIO ROOT/USUÁRIO COMUM

A primeira noção de linux é saber diferenciar o usuário comum de usuário root (ou usuário administrador). A sigla no terminal linux é definido pela “~$” para usuário comum que não contém todos os privilégios e não pode alterar quase nada no sistema operacional e a sigla “~#” para administrador. Para abrir o terminal, basta digitar no teclado o comando Contrl + Alt + t ou ir no menu iniciar e digitar “terminal”.
Dentro do terminal, você pode focar de duas formas para usar em modo administrador, digitando ~$ sudo -i ou somente ~$ su. Veja abaixo algumas imagens para entender melhor.
Caso você precise de um calendário rápido, basta digitar “Cal” na frente e pronto, um mini calendário irá aparecer, podendo ser tanto em modo root ou como usuário comum.
Abaixo, uma lista com alguns comandos para ir treinando e entre parênteses o comentário de como usar. Lembrando que existem diferentes terminais, sendo os nativos do seu ambiente gráfico e alguns que podem ser instalados como o Gwake e o Terminator que possuem suas próprias peculiaridades.
  • ~$ cat: (comando que serve para visualizar o que tem dentro de um arquivo. Por exemplo: digite cat nome_de_um_arquivo_qualquer e ele irá mostrar o conteúdo do arquivo.)
  • ~$ cd: (comando que serve para acessar determinada diretório/pasta. Basta digitar cd /diretório. Caso esteja no diretório após o diretório /home, para seguir em frente não é necessário colocar a “/”, sendo necessário colocar apenas para o primeiro diretório/pasta acessada. Outra coisa muito importante para se lembrar é que se desejar voltar um diretório, basta acessar ~$ /diretório cd..) Tome Nota: Para não confundir, lembrar que no terminal, os diretórios estarão sempre separados pela “/”, por isso a usei.
  • ~# chmod: (comando usado para alterar as permissões de usuário. Por exemplo, o usuário x pode acessar, ler e excluir o conteúdo de determinada pasta, mas o usuário y só pode ler o conteúdo. Este comando só pode ser usado em modo administrador, portanto cuidado ao dar permissões para usuários).
  • ~# cp/origem /destino: (Serve para copiar um arquivo para outro diretório).
  • ~# mv/origem /destino: (Parecido com o comando anterior, este serve para mover arquivos ou pastas para outro diretório. Estes dois comandos são importantes, pois as vezes por questões de segurança, você não consegue copiar ou mover arquivos de uma pasta para outra, principalmente se for para a raiz do sistema operacional).
  • ~$ clear: (comando usado para “limpar” o terminal. Por exemplo, instalei um programa e o terminal está cheio de palavras com o conteúdo instalado, mas o clear, irá baixar o cursor para baixo, fazendo com que a tela mostre apenas o conteúdo de fundo).

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta