Organize e proteja seu Gentoo

0 44

Quem usa Gentoo sabe como começa a ficar complicado todas as configurações que fazemos em /etc/portage.  Hoje mesmo um amigo falou que tinha perdido tudo que tinha em /etc/portage/package.use.  Com isso, não conseguia mais fazer um emerge world, ou qualquer outro, pois agora tinha conflitos intermináveis por falta se USE flags.

Por sorte, uma googliada rápida achei uma solução rápida:

emerge app-portage/gentoolkit
enalyze rebuild use

Isso gera um arquivo em /root/package.use.test.  Movendo este arquivo para /etc/portage/package.use/recover solucionou o problema e o sistema voltou ao normal.

Mas, isso me lembrou de um truque muito mais ninja para deixar seu Gentoo à prova de balas.  Basicamente, todos os arquivos que estão dentro de /etc/portage são arquivos de texto que são os mais importantes para o Gentoo.  Então, basta criar um repositório git alí, que você terá um histórico de todas as alterações feitas e um backup caso qualquer coisa dê errado.  Eu criei meu repositório assim:

cd /etc/portage
git init
git add make.conf env/* package.*/* sets/* patches/*
git commit -m"Intial commit"

Depois, foi só criar um repositório privado em BitBucket ou no GitHub e fazer o push para ter um backup remoto.

Agora, toda vez que faço uma alteração, posso testar ela normalmente.  Ao final, se tudo funciona, faço o git commit e git push.  Se algo der errado, é só fazer o git checkout <arquivo> e voltar ao estado estável.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta