Configurações do WordPress – 2º Parte

Anteriormente, mostrei como fazer a instalação do WordPress na nuvem de forma rápida e fácil usando o Google Cloud. Depois, mostrei algumas das primeiras configurações a se fazer após a sua instalação. Agora, vou mostrar algumas configurações interessantes do CMS.

Após definir o tipo de site que você quer usar, procure pelo template que mais se adeque ao seu site. Uma coisa interessante é que até pouco tempo atrás, muitas pessoas usavam de subdomínios para poder fazer um blog. Por exemplo, tinha o site principal que era http://www.meusite.com.br e faziam o blog em http://blog.meusite.com.br. Confesso que também já fiz muito isso, entretanto, os templates de hoje em dia já vem com algumas configurações interessantes, onde por exemplo, você pode fazer um blog em http://www.meusite.com.br/blog, pois os mesmos já possuem área de blog agradável aos olhos e responsivos também. Claro que se você desejar fazer um site onde o blog fique em um subdomínio ou mesmo /blog ou até com domínio http://www.meusite.blog.br pode fazer tranquilamente. Então, vamos entender melhor algumas configurações.

PAINEL/INICIO -> No painel de início, você pode encontrar uma série de informações a respeito do seu site/blog. Ali pode encontrar quantos usuários estão registrados, tentativas de login maliciosas, comentários e postagens feitas. Claro que algumas informações a mais vai depender de qual(is) plugins estão instalados no seu site.

PAINEL/ATUALIZAÇÕES -> Esse link é útil pois ele mostra todos os plugins e templates que precisam ser atualizados, incluindo atualizações de tradução. Esse link é interessante, pois ao invés de acessar as respectivas páginas somente para atualizar os mesmos, ele faz tudo de uma única vez e sem sair da página. As atualizações são uma parte importante e quando for falar somente sobre o plugin Jetpack, vou mostrar outra forma de atualizações que fica ainda mais fácil.

POSTS/TODOS OS POSTS -> Aqui é mostrado todos os posts que já foi feito no seu site. Lembre-se que tudo que você quer que vá para o Blog do seu site, é feito aqui nesta área. Outros pontos a se destacar nesta aba, são as ações, por exemplo, suponha que precise fazer alteração de categoria em muitas postagens e fazer isso de forma manual uma por uma fica inviável as vezes pela quantidade que tiver. Para facilitar, marque todos aqueles que tiverem de ser alterados clique em “ações em massa” e depois em editar e aplicar. Depois disso, você pode fazer alterações de categoria, tags ou mesmo modificar o usuário quem publicou.

POSTS/PUBLICAR NOVO -> Essa aba é simplesmente para agilizar o trabalho. Suponha que você fez uma alteração no menu do site e agora vá fazer uma nova publicação, esse menu serve unicamente para abrir a página de nova postagem mais rapidamente.

POSTS/CATEGORIAS -> A aba de categorias serve para mostrar ou criar as categorias usadas no seu site. Por exemplo, você pode criar uma nova categoria dentro do seu post, criando uma nova categoria ou adicionando sub-categoria. Diferente do Blogger, para criar categoria no WordPress não é necessário ter um post publicado para que a respectiva categoria apareça no menu.

POSTS/TAGS -> Basicamente, as Tags funcionam da mesma forma que as categorias.

MÍDIA -> A aba mídia é onde aparece todas as mídias adicionadas do seu site. Diferente de outras plataformas de blog, você pode adicionar imagens, vídeos, áudios, arquivos em pdf. Esses mencionados foi o que já testei, mas existem outras mídias que também podem ser adicionadas como arquivos office. Você pode adicionar a mídia desejada direto na aba mídia ou quando fizer a postagem.

PÁGINAS -> Semelhante aos posts, as páginas podem ser criadas para quaisquer fins. Diferente das postagens, as páginas para aparecer precisam ter um link visível para levar até as mesmas. Outra coisa legal de se fazer com as páginas é colocar em páginas filhas lincadas as páginas pai. Por exemplo, você pode fazer http://www.meusite.com.br/futebol/tabelas/classificação. Nas postagens, você também poderia fazer algo semelhante, mas quando clicasse em categoria, no domínio, iria aparecer a palavra “category” antes das categorias referidas (claro que tem como tirar a palavra category do link, mas isso é assunto para outro dia).

COMENTÁRIOS -> Na aba comentários, você pode aprovar ou não determinado comentário, assim como responder, excluir, colocar em spam sem a necessidade de ir até a página em questão.

FEEDBACK -> Esse vou deixar para comentar outro dia, pois no momento só estou lembrando de uma função do mesmo e quero ter certeza de mais coisas que podem ser feitas nesta aba antes de passar para vocês.

APARÊNCIA/TEMA -> Aqui é onde você pode mudar o template que quer usar. Basta ir em adicionar, procurar pelo template desejado ou fazer upload do tema que está no seu computador.

APARÊNCIA/PERSONALIZAR -> Aqui você pode modificar fontes, cores, se deseja que seu site abra em uma página específica ou se quer que a página inicial seja aberta pelas postagens do blog. Dependendo do template que você usa, esta opção pode mostrar mais ou menos configurações para seu site.

APARÊNCIA/WIDGETS -> Aqui você pode adicionar ou remover widgets do seu site. Pode por exemplo colocar publicidade nas laterais, barra superior ou inferior. Pode colocar contador de visitas e muitas outras opções desejadas. Assim como no menu personalizar, você terá mais ou menos opções dependendo da quantidade de plugins ou funções do tema usado.

APARÊNCIA/MENU -> Aqui nesta aba, é onde você pode criar menus. Aqui você precisa primeiro criar os menus que precisa colocar no site e depois ir em personalizar e colocar os menus nas posições que cabem no seu template. Alguns podem ser usados para colocar menu de rodapé e outros templates não podem. Entretanto, você pode criar menus e colocar em diferentes partes da widget (que seu template permitir) e nas widgets tem uma com o nome de Menu que também pode ser utilizado.

APARÊNCIA/EDITOR -> Nesta aba é onde fica o código fonte do seu site. muito cuidado ao manusear esta aba, se você não possui domínio mínimo de html, o certo é não alterar nada do código para não atrapalhar um funcionamento do seu template. Eu mencionei que é necessário um domínio em html pois aqui você pode tirar os créditos do criador do template por exemplo (eticamente falando, não é aconselhável fazer isso), pois cada template é desenvolvido em código php.

 PLUGINS -> Os plugins são feitos para dar certos efeitos ao seu site. Seja adicionando fomulários de contato ou dar maior segurança, existe plugins para diversos fins, inclusive para fazer lojas virtuais ou redes sociais. O editor dos plugins também pode ser alterado o código do mesmo, bastando selecionar o plugin desejado e alterar o código, mas assim como nos templates, se não tiver certo domínio em php (dessa vez), não é aconselhável fazer qualquer tipo de alteração.

USUÁRIOS/TODOS OS USUÁRIOS -> Aqui você pode verificar todos os usuários do seu site. Pode deixar os mesmos publicarem ou verificar usuários registrados para outros fins (como no caso de fóruns e/ou redes sociais). 

USUÁRIOS/ADICIONAR NOVO -> Aqui você pode adicionar manualmente novos usuários e dar privilégios para os mesmos. Aqui você pode conferir os tipos de privilégios oferecidos.

USUÁRIOS/PERFIL -> Nesta aba é os detalhes do usuário. Aqui pode adicionar novas mensagens sobre o usuário, dar privilégios ou retirar privilégios do usuário dentre outras coisas.

FERRAMENTAS/FERRAMENTAS DISPONÍVEIS -> Aqui são listadas algumas ferramentas que o WordPress oferece como conversor de categorias ou serviços de verificação de sites.Basicamente, não é necessário fazer qualquer tipo de alteração.

FERRAMENTAS/IMPORTAR -> Aqui você encontra ferramentas para importar posts de blogs de outras plataformas. Você clica para fazer a instalação de um plugin e após, só fazer a importação do arquivo e esperar ele terminar. Particularmente, não gosto muito desses plugins, pois algumas vezes, ele falha na importação de arquivos ou categorias, tendo que fazer a verificação manual posteriormente para saber o que está faltando. Entretanto, esses erros acontecem muito quando o arquivo a importar é muito grande.

FERRAMENTAS/EXPORTAR -> Basicamente, é o inverso de importar. Aqui você poderá gerar um arquivo para exportação para outros sites wordpress ou outras plataformas de blog. Pode escolher entre quais os tipos de arquivos pode mandar também.

CONFIGURAÇÕES/GERAL -> Nesta aba, você pode configurar questões referentes a horário e data do seu site. Se o seu blog permite o horário e data publicados, esta é a aba de configuração correta. Aqui também pode conferir o título e descrição do site, pode configurar o domínio utilizado (quando for mostrar a configuração de um domínio na digital ocean, esse ponto vai ser mais detalhado). Aqui você também pode definir se seu site terá registro de usuários e também poderá dar a função aos novos usuários.

CONFIGURAÇÕES/ESCRITA -> Aqui você pode marcar a categoria padrão do seu site. Por exemplo, toda vez que você publica um novo post, verifique a url formada se ele aparecer antes de marcar qual a categoria desejada. Lógico que quando você publicar o post, ele vai aparecer a categoria certa, mas se não marcar nenhuma categoria, ele irá aparecer com a categoria padrão. Aqui também pode configurar publicações por e-mail e formato padrão do post. Seria útil essa publicação por e-mail para fazer algum tipo de publicação pelo celular, mas hoje já é possível fazer publicações com o aplicativo do WordPress de forma mais rápida e fácil.

CONFIGURAÇÕES/LEITURA -> Aqui você pode marcar se quer que o layout seja o padrão do site ou se quer uma página inicial sendo carregada por padrão. Essa opção é útil para quem usa alguns plugins específicos como Elementor ou Visual Composer. Aqui você também pode definir se seus posts virão com o texto completo na página inicial ou somente com um resumo e um link de leia mais. Outras funções podem ser configuradas também como a quantidade de posts a ver por página ou visibilidade nos mecanismos de busca.

CONFIGURAÇÕES/DISCUSSÃO -> Aqui você pode definir as configurações gerais de publicações, mensagens e avatares.

CONFIGURAÇÕES/MÍDIA -> Esta aba serve para os tamanhos padrão das mídias inseridas no seu site.

CONFIGURAÇÕES/LINKS PERMANENTES -> Aqui é onde serão configuradas os links permanentes do seu site. Aqui você pode deixar a categoria aparecendo na barra de endereço ou de outra forma. É muito importante lembrar que quando o usuário vai acessar o site, é muito mais fácil para ele lembrar de meusite.com.br/hospedagem-de-site do que meusite.com.br/?p=123, então escolha bem a forma como irá deixar os links.

CONFIGURAÇÕES/COMPARTILHAR -> Não ia mencionar essa aba, pois ela só fica disponível se o plugin Jetpack estiver instalado, mas ela é importante para publicar diretamente nas redes sociais. Ela permite publicar no Facebook, Google +, LinkedIn, Twitter, Path e Tumblr. Para publicação em outras plataformas, é necessário outros meios.

Bom, é isso, espero que tenham gostado e para os próximos posts sobre WordPress, vamos falar sobre os plugins isoladamente.

Nota 1: Já conhece a Digital Ocean? Ela é uma empresa especializada em serviços de hospedagem de sites Cloud. Ou seja, você não precisa compartilhar os recursos do seu site com nenhum outro. Acesse o link e se inscreva, você ainda ganha $10 dólares para poder testar o host a vontade. A sim, lembrando que a hospedagem começa com planos de $5 dólares.

Nota 2: Caso tenha dúvidas, cadastre-se e use nosso forum. Feito para facilitar e seguir tópicos e respostas de outros usuários e poder verificar da sua própria área de usuário.

Nota 3: Use nosso chat para conversar e quem sabe até fazer seus contatos como freela. O chat possui suporte para conversas em grupo e conversas individuais com direito a conversa de vídeo.

0 Comentários

Deixe uma resposta

HOSPEDADO POR DIGITALOCEAN

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

%d blogueiros gostam disto: