SÉRIE DE PLUGINS PARA WORDPRESS – BUDDYPRESS

Alguma vez você já quis fazer um uma rede social ou mesmo uma comunidade fechada para poucos usuários de algum game ou afins? Sabia que o WordPress possui vários plugins perfeitos para essa finalidade? 

Exemplos de plugins para criar sua própria rede social são Ultimate Member (Membro Final) ou Users Ultra. Hoje iremos mencionar o mais famoso deles e talvez o mais completo, se não, um dos mais completos que existe, o Buddypress.

BUDDYPRESS

O plugin é desenvolvido e mantido pela comunidade e não possui fins lucrativos, o que significa que se você é um desenvolvedor independente, pode fazer sua própria Add-on (extensão para buddypress) tornando a mesma paga ou disponibilizando a mesma de forma gratuita e inclusive, podendo incluir o plugin no repositório oficial do WordPress para outros desenvolvedores poderem ajudar nas atualizações de segurança e melhorias.

Antigamente, em suas primeiras versões, era necessário usar um template específico para poder criar sua própria comunidade, entretanto, com as melhorias das versões subsequentes, hoje já é possível criar sua própria comunidade com qualquer template disponível, independente se é gratuito ou pago. É certo que os Templates gratuitos são ótimos, mas, existem alguns sites que vendem temas específicos para comunidades customizadas e com visual bem agradável. Alguns exemplos são Themeforest e Buddyboss.

CRIATIVIDADE

Para usar o plugin, você pode habilitar as funções na parte administrativa do buddypress, podendo deixar que os usuários criem grupos, adicionar outros usuários como amigos, definir as páginas de perfil, cadastro e login e muito mais. 

Acessando o site oficial do buddypress Brasil, você encontra uma série de plugins que podem dar recursos extras ao seu site. Desde plugins feitos apenas para dar opções simples como emoticons, como plugins que podem deixar que outros usuários criem postagens para seu blog direto do perfil deles, sem a necessidade de usar a página de administração do seu site.

Para essa questão dos plugins extras, é sempre bom primeiro planejar o que seu site deve/vai ser, pois uma infinidade de plugins pode deixar seu site lento ou mesmo inacessível. Uma curiosidade que você sempre deve tomar cuidado é na hora de instalar determinado plugin ou tema desejado, fique sempre de olho na versão do php que sua hospedagem usa, pois as vezes acontece do plugin/tema precisar de uma versão das mais novas do php instalado e sua versão do php utilizado ser inferior. Neste caso, em determinadas circunstâncias é necessário entrar em contato com o suporte para atualizar a versão do php e pode ser até mesmo uma dor de cabeça.

Recomendo fortemente o uso de uma VPS desde o início do site, pois ela geralmente vem com as últimas versões de php e o apache/nginx já vem atualizados, então torna-se uma preocupação a menos. DigitalOcean e Bluehost são exemplos de VPS baratas, pois em ambas as empresas, o preço é equiparado a uma hospedagem compartilhada (nesse caso os recursos da hospedagem são compartilhados entre todos os sites instalados) que é mais barata. O único problema delas é a necessidade de pagamento em dólar, então muitas vezes é necessário obter um cartão de crédito ou paypal para efetuar o pagamento. Caso não seja possível, Uolhost e Hostgator são exemplos de boas hospedagens no Brasil a preço camarada e boas.

Bom, acho que era isso, qualquer dúvida, deixe nos comentários, ou se tiver dúvidas específicas de configuração, você pode estar se cadastrando no site e usar nosso fórum. 

Site oficial em inglês

Site oficial em português do Brasil

Nota 1: Já conhece a Digital Ocean? Ela é uma empresa especializada em serviços de hospedagem de sites Cloud. Ou seja, você não precisa compartilhar os recursos do seu site com nenhum outro. Acesse o link e se inscreva, você ainda ganha $10 dólares para poder testar o host a vontade. A sim, lembrando que a hospedagem começa com planos de $5 dólares.

Nota 2: Caso tenha dúvidas, cadastre-se e use nosso forum. Feito para facilitar e seguir tópicos e respostas de outros usuários e poder verificar da sua própria área de usuário.

Nota 3: Use nosso chat para conversar e quem sabe até fazer seus contatos como freela. O chat possui suporte para conversas em grupo e conversas individuais com direito a conversa de vídeo.

0 Comentários

Deixe uma resposta

HOSPEDADO POR DIGITALOCEAN

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

%d blogueiros gostam disto: