SÉRIE PLUGINS PARA WORDPRESS – JETPACK

O WordPress assim como outros cms, possui sua leva de templates e plugins que podem tornar seu site muito mais interessante para seu leitor. O plugin Jetpack foi feito pelos próprios desenvolvedores do WordPress para gerar maior segurança, carregamento de páginas e alguns outros benefícios.

O plugin é constantemente melhorado para poder gerar maior comodidade para o usuário, visto que nas atualizações atuais, não é necessário o uso de plugins extras para determinadas funções como formulários de contato ou mesmo versão mobile. Vamos analisar os aspectos que ele nos proporciona abaixo.

SEGURANÇA

Um dos fatores que melhoraram o desempenho dos sites WordPress, é o fator segurança. Dependendo do tipo de site que você usa, pode ser necessário o uso de mais um ou dois plugins para uma maior segurança para seus usuário, entretanto, se seu usuário não precisa fornecer informações importantes no seu site como número de cartão de crédito, basta ativar o módulo de segurança do Jetpack. Outro fator interessante é ao fazer um upgrade da sua conta, contar com um verificador de malwares diariamente, para mais detalhes, basta acessar o menu “plans” que está dentro do mesmo e verificar o que cada plano lhe oferece. Lembrando que se for fazer upgrade da conta, se você possui um site hospedado em outro host, pode fazer uso de planos mensais ou anuais, mas se for hospedado no próprio host do WordPress.com, então a única opção é somente anual.

“WRITING”

Esta aba lhe proporciona algumas opções de “leitura”. Aqui você é capaz de colocar seu WordPress para fazer login através de uma conta do WordPress.com, assim como seus usuários. Permite o uso de Markdown e verificação de ortografia, estilo e gramática em posts. Acelera o carregamento de imagens nos posts, o que pode vir a tornar seu site muito mais rápido. Permite a criação de galerias de imagens de diferentes tipos, permitindo um site de portfólio intuitivo, ou mesmo para sites que necessitam de galerias de imagens (Fotógrafos e designers são os maiores beneficiados com essa parte 😉 ).  Permite conteúdos personalizados como depoimentos e portfólio caso seu template não possua os campos necessários e nem precisa de plugins extras para poder dar aquele “up” a mais. Esta aba também permite o uso de tema para celulares e tablets, assim como habilitar para publicações por e-mail.

“SHARING”

Esta aba server para os níveis de compartilhamento. Aqui é possível configuração de algumas redes sociais para publicação direta, assim como botões de compartilhamento e o famoso botão de “Like”. Caso seu template não possua o recurso (alguns templates possuem botões de compartilhar que se adequam ao tema) e você decida fazer uso, basta deixar habilitado aqui e depois ir em Configurações->Compartilhar e entre os botões escolhidos, habilitar somente aqueles que desejar mostrar.

“DISCUSSION”

Esta aba é onde são configuradas as opções de comentários. Da mesma forma que o Blogger do Google permite comentários do Google +, este recurso vai um pouco além. É permitido usar comentários do WordPress.com, Twitter, Facebook e Google+ tudo em uma única janela. Também é permitido fazer uso de seguir comentários e respostas em mais de um nível (Resposta da resposta para quem não entendeu) e pode ser configurada até quantos níveis pode ir. A caixa de comentários pode ser configurada também para ficar clara, escura ou mesmo transparente (particularmente, gosto do estilo transparente, pois faz contraste com o template usado, mas vai no gosto de cada um).

“TRAFFIC”

Esta aba você pode configurar para medir o tráfego do seu site. Além de medir as estatísticas, Se você estiver usando alguns recursos a mais (caso tenha feito upgrade da conta), pode fazer uso do WordPress ads que funciona simplesmente para monetizar seu site (em algumas pesquisas feitas, ele ainda é como o Google adsense, só vale a pena para um número alto de tráfego), você também pode mostrar postagens relacionadas (alguns temas como o que estou usando no momento, possui seu próprio ‘acervo’, então só vale a pena quando o tema não possui a opção). Fazer integração com o Google analytics e ter aspectos de SEO também podem ser interessantes para seu site, mas são recursos pagos (não que isso afete de forma negativa).Ter um mapa do site e fazer a verificação do mesmo em alguns buscadores são um atrativo a mais também.

 “SECURITY”

Security como disse anteriormente é onde pode ser feito as configurações de segurança. Na versão paga, você pode ter verificação de malwares diariamente, mas a versão gratuita não deixa nada a desejar. Sempre deixe habilitado o item “ataque de força bruta”, assim como se houver um determinado ip que não queira que seja bloqueado, pode adicioná-lo a lista branca. Caso seus usuários precisem logar no seu site, você pode deixar habilitado a opção de logar/cadastrar pelo WordPress.com (assim como eu fiz aqui no site. Lembrando que vocês podem estar logando e demonstrando seu conhecimento aqui também a respeito de software livre ou mesmo usando nosso fórum para tirar dúvidas. Pedimos que compartilhe o site com o máximo de pessoas que puder para levarmos para frente o software livre.). Outro ponto é que além de poder publicar seus artigos fazendo login pelo WordPress.com, fazendo a integração do seu site hospedado com o host próprio do CMS, é possível também fazer publicações através do aplicativo do WordPress para Android e IOS.

 

Então, gostaram dos comentários a respeito do plugin? Esqueci de alguma coisa? Deixe suas considerações nos comentários e lembre-se que no fundo, somos todos estudantes levando o conhecimento para frente.  😀

Nota 1: Já conhece a Digital Ocean? Ela é uma empresa especializada em serviços de hospedagem de sites Cloud. Ou seja, você não precisa compartilhar os recursos do seu site com nenhum outro. Acesse o link e se inscreva, você ainda ganha $10 dólares para poder testar o host a vontade. A sim, lembrando que a hospedagem começa com planos de $5 dólares.

 Nota 2: Caso tenha dúvidas, cadastre-se e use nosso forum. Feito para facilitar e seguir tópicos e respostas de outros usuários e poder verificar da sua própria área de usuário.

Nota 3: Use nosso chat para conversar e quem sabe até fazer seus contatos como freela. O chat possui suporte para conversas em grupo e conversas individuais com direito a conversa de vídeo.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

HOSPEDADO POR DIGITALOCEAN

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

%d blogueiros gostam disto: